IFSP e MST realizam curso de bioinsumos em São Paulo – IFSP – Portal Institucional – JORNAL DE LIMEIRA

julho 5, 2023 Off Por Reis. Hugo

IFSP e MST realizam curso de bioinsumos em São Paulo

Curso de obtenção de bioinsumos aprimora os saberes da agroecologia na região sudoeste 

Compartilhar   WhatsApp    

Entre os dias 27 e 29 de junho, Campus Avaré do IFSP, o MST, e a Cooperativa da Terra realizaram o Curso Microscopia básica na obtenção de bioinsumos on farm e monitoramento de fungos em plantações. A atividade aconteceu na biofábrica da Cooperativa da Terra, localizada no assentamento Pirituba, em Itaberá (SP) e foi coordenada pelas professoras Marcela Pavan Bagagli e Vanda Gorgone dos Santos, do IFSP, com a participação de monitores do curso de Engenharia de Biossistemas do instituto e do coordenador adjunto de Desenvolvimento Agrário do escritório paulista do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Luciano Delmondes de Alencar. 

O curso teve como objetivo o aprimoramento das práticas on farm, já utilizadas pelos produtores e produtoras locais, e também capacitá-las a identificar no microscópio os patógenos causadores de doenças no campo para, assim, melhorar as formas de controle. O conceito on farm remete a uma produção na “própria fazenda”, ou seja, à produção local e não comercial, diminuindo, assim, a dependência dos produtores perante a compra de bioinsumos. O curso mostrou a possibilidade de produção do próprio bioinsumo em territórios da Reforma Agrária Popular, com baixo custo, diminuindo também a dependência de empresas para controlar as doenças e insetos que possam afetar a produção. 

Durante o período do curso, foram ainda abordados os temas da higienização dos ambientes da biofábrica, da coleta de esporos nas plantas e das formas de diminuir as contaminações. Os participantes também realizaram visitas às experiências da Copagri (Agrovila 3) e ao Sítio Agroecológico Panela Cheia (Agrovila 5). Ao final, receberam um certificado emitido pelo Instituto Federal de São Paulo. 

A biofábrica da Cooperativa Da Terra completa três anos em dezembro de 2023 e foi a primeira a ser instalada em um assentamento do MST. Ela nasceu com o objetivo de produzir bioinsumos para o cultivo e manejo da cadeia produtiva de grãos orgânicos nas áreas da Reforma Agrária Popular da região sudoeste paulista, com custo mais baixo e tornando, desse modo, mais acessível para todas e todos produtores interessados.   

A Reforma Agrária Popular, junto à ciência e à pesquisa das Instituições de Ensino no Brasil, mostra cada vez mais como é possível produzir com tecnologia popular e alimentar o povo brasileiro de forma saudável, preservando a nossa natureza e a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. 

 

*Notícia publicada na página do MST. 

Compartilhe isso:

Fonte: jornaldelimeira.com.br/2023/07/05/ifsp-e-mst-realizam-curso-de-bioinsumos-em-sao-paulo-ifsp-portal-institucional