RIOinclui certifica pessoas com deficiência para diversas atividades do mercado de trabalho pelo programa A Tua Ação – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio – JORNAL DE LIMEIRA

agosto 3, 2023 Off Por Reis. Hugo

Jovens participantes do programa receberam os certificados em cerimônia no Palácio da Cidade – Beth Santos/Prefeitura do Rio

A obra social da cidade do Rio de Janeiro, RIOinclui, realizou, nesta quarta-feira (2/8), no Palácio da Cidade, a 1ª cerimônia de certificação do programa A Tua Ação, que oferece suporte à inclusão de pessoas com deficiência e seus familiares no mercado de trabalho. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a primeira-dama do município, Cristine Paes, entregaram certificados a 17 participantes do programa.

– A RIOinclui é um trabalho voluntário que busca trabalhar com as pessoas com deficiência. Desde um trabalho de renovação arquitetônica na casa da pessoa mais carente, que não tem acessibilidade, até uma ação como essa, que prepara o jovem para o mercado de trabalho. As pessoas precisam ser incluídas, se sentirem parte da sociedade – afirmou Eduardo Paes.

Qualificação, empreendedorismo e emprego apoiado são as três frentes de trabalho do programa, sendo esta última a vertente que se concentra especialmente nas pessoas com deficiência que precisam de um suporte maior para desempenhar suas tarefas.

– Estou tão orgulhosa de vocês. Eu queria dizer que estamos aqui e que vamos apoiar vocês sempre. Estou sonhando que vocês consigam o emprego que vocês desejam. Contem conosco sempre – disse a presidente de honra da RIOinclui, Cristine Paes.

Desde a sua formulação, em 2021, o programa já empregou pessoas com deficiência em supermercados, escritórios, casas de festas e hospitais. Entre eles, Mundial, Hospital Albert Schweitzer e Espaço Animasom. Outras dez pessoas aguardam para participar do programa.

A ampliação dessa metodologia em todo o país é apoiada pela RIOinclui não apenas para ajudar as pessoas com deficiência a identificar suas necessidades de apoio, mas também para colaborar com a cultura organizacional das empresas e instituições que oferecem vagas de trabalho. Há 32 anos foi promulgada a Lei nº 8.213, que estabeleceu cotas para a contratação de pessoas com deficiência.

– De lá para cá, houve atualizações e avanços, mas ainda há muito a ser feito para que a inclusão das pessoas com deficiência seja uma realidade plena e efetiva. É importante que as empresas e a sociedade como um todo se sensibilizem e se engajem na luta pela igualdade de oportunidades para todos – completou Cristine Paes.

Dona da casa de festa e recreação Animasom, no Shopping Leblon, a empresária Danielle Mendes conta há três meses com a ajuda da jovem Tatiane Moraes, uma das participantes do programa.

– Falar em diversidade é fácil, de diferenças. Está escrito em vários livros, sites e todo mundo fala, ficou na moda. Mas entender as diferenças é muito além. É sobre falar de empatia, amor, solidariedade, cuidado, carinho, atenção e disponibilidade. A Tati foi um presente, não só na minha vida, como na vida de todo mundo na empresa. A Tati nos fez pensar todos os dias sobre o que podemos fazer para mudar um pouco o mundo. A Tati trouxe um aprendizado que não tem faculdade que pague – declarou Danielle Mendes.

Emocionada, Tatiane Moraes agradeceu o apoio e a oportunidade de conseguir um emprego.

– A RIOinclui olhou para o meu talento. Hoje, trabalho na Animasom, o que é muito importante para mim e me fez vencer muitos desafios.

Diretora-presidente da RIOinclui, Isabel Gimenes explicou que o diferencial da formação é a customização do curso a fim de atender os interesses e talentos de cada participante.

– O emprego apoiado ainda é uma metodologia muito nova no Brasil. E a RIOinclui inovou ao entender que as empresas já precisam cumprir a Lei de Cotas e algumas pessoas já estão incluídas no mercado de trabalho. Mas algumas outras com deficiência, por exemplo, deficiência intelectual ou espectro autista, estão fora do mercado. Então, nós entendemos que precisávamos dedicar um trabalho voltado para esse público.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Secretaria da Mulher abre 4 mil vagas para cursos de capacitação

2 de agosto de 2023

Piscinão de Ramos recebe serviço de manutenção a partir de segunda-feira

2 de agosto de 2023

Comlurb remove 2,4 toneladas de resíduos após operação especial de limpeza na Trilha do Perigoso

2 de agosto de 2023

Prefeitura do Rio faz leilão e anuncia consórcio vencedor da PPP do Complexo Hospitalar Souza Aguiar

2 de agosto de 2023

Jogo do Flamengo pela Libertadores terá operação especial de limpeza da Comlurb

2 de agosto de 2023

< Voltar

Source link

Compartilhe isso:

Fonte: jornaldelimeira.com.br/2023/08/03/rioinclui-certifica-pessoas-com-deficiencia-para-diversas-atividades-do-mercado-de-trabalho-pelo-programa-a-tua-acao-prefeitura-da-cidade-do-rio-de-janeiro-prefeitura-rio