Campo da Cohab recebe nova iluminação e ganha nome de jogador referência do futebol campo-grandense – CGNotícias

abril 26, 2024 0 Por Reis. Hugo

A Prefeitura de Campo Grande inaugurou nesta quinta-feira (25), mais uma iluminação em um campo de futebol comunitário, desta vez no Conjunto Habitacional Universitárias, Região Urbana Anhanduizinho de Campo Grande. No total foram oito postes, 32 luminárias de LED e 320 metros de cabos. Na ocasião, o campo recebeu o nome de Jorge Guarani Queiroz, o Neneca, ex-goleiro do Operário e Comercial na década de 80.

“A iluminação desse campo é um sonho realizado para mim e com certeza seria do Neneca também, que tinha paixão pelo futebol nos campos de ‘terrão’. Ele se envolvia em várias funções. Era um profissional multiúso, goleiro, atleta e treinador. Deixou um passado de glória em Campo Grande. Estou muito emocionada, parece algo tão simples, mas é exatamente essa simplicidade que representava o Neneca. Esses meninos e meninas que praticam o futebol com amor e pela paixão, estão em campos como esse de hoje, que ganhou a iluminação e essa justa homenagem”, apontou Aparecida de Lurdes Dario, viúva de Neneca.

Presidente da Associação dos Moradores da Cohab, Iracema Cardoso, disse que a nova iluminação chega para a alegria dos praticantes de esportes e lazer na praça, como também para a segurança dos usuários. “Onde há luz, há segurança ao andar. Aqui era muito escuro e ainda assim, não impedia a garotada de vir se divertir a noite, agora com a chegada das luzes, tenho certeza que muitas mães ficarão mais aliviadas com seus filhos aqui. Só temos a agradecer a Prefeitura de Campo Grande”, compartilhou.

“Sem dúvida nenhuma, a realização dessa ação é muito grande para nós aqui da comunidade. Esse pedido já é de muitos anos e nunca foi cumprido. Ela é boa não somente para a prática do futebol, mas também para as pessoas que usam a pista de caminhada e estavam correndo risco com o espaço todo escuro. Agora, nós temos uma praça iluminada graças à atenção da prefeitura junto as comunidades. Semana passada comemorei a chegada da iluminação na Praça do Tarsila do Amaral e hoje aqui na Cohab. É uma grande passo para o futebol amador de Campo Grande”, disse Lopez Bahia, diretor de esportes do bairro.

As lâmpadas de LED têm vários benefícios, entre eles, estão a eficiência energética pelo fato de produzir mais luz (lumens) por watt consumido, levando à economia de energia, de 50% a 80%, quando comparado a tecnologias tradicionais, resultando na redução de custo e de emissão de carbono. Além disso, as lâmpadas de Led oferecem segurança e visibilidade superior nos ambientes, bem como reduzem a poluição visual. O tempo de vida das luminárias de Led é estimado em até cem mil horas uso, gerando uma durabilidade maior.

A prefeita Adriane Lopes afirmou que passa de 30 campos iluminados em Campo Grande e que a prática do esporte incentiva jovens das comunidades a terem uma vida saudável e se profissionalizarem como futuros atletas. “Sou assumidamente fã do futebol amador e Campo Grande tem a cultura dos campos de terrão. É daqui que saem jovens talentos que se tornarão profissionais do futuro. A Prefeitura de Campo Grande investe e estimula a prática esportiva, por acreditar no setor como ferramenta de transformação na vida das pessoas”, disse.

Nas sete regiões urbanas de Campo Grande, em 2023 a Sisep fez a instalação de 14.225 luminárias de Led nas ruas, avenidas, praças e espaços esportivos. No mesmo ano, foram realizados 72.944 serviços como troca de lâmpadas, manutenção e reparos nas luminárias, demandas recebidas pelos canais 156 e plataforma Fala CG, e também os que foram encaminhados diretamente à Sisep. Isso representa não só economia, mas também melhoria da qualidade de vida e de segurança à população, tanto na questão da criminalidade como de mobilidade.

Neneca

Nascido em Porto Alegre, Capital do Rio Grande do Sul, Neneca começou a sua carreira de goleiro com apenas 9 anos nas categorias de base do Internacional. Se profissionalizou e jogou em grandes clubes do futebol brasileiro. Em 2008, começou o trabalho como preparador de goleiro do Operário, onde foi técnico interino em algumas oportunidades.

O ex-goleiro também integrou as equipes do Cene, além do Comercial, e tinha projeto social em um bairro de Campo Grande. Atualmente, era membro do Conselho Deliberativo do Operário.

 

 

 

#pratodosverem
Foto1: Campo iluminado com jogadoras em partida de futebol
Foto2: times de futebol femininos, com prefeita e outros moradores segurando faixa de homenagem a Neneca.
Foto3: Aparecida de Lurdes Dario, viúva de Neneca
Foto4: Presidente da Associação dos Moradores da Cohab, Iracema Cardoso
Foto5: Lopez Bahia, diretor de esportes do bairro
Foto6: moradores e autoridades descerrando a placa de inauguração das luzes do campo em homenagem a Neneca.