Prefeitura do Rio forma mais de quatro mil alunas em cursos gratuitos de capacitação da Secretaria da Mulher – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

maio 2, 2024 0 Por Reis. Hugo

São mais de quatro mil alunas que se formaram nos cursos – Ana Bia Novais/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes participou, nesta quarta-feira (01/05), da formatura de mais de quatro mil alunas que fizeram cursos de capacitação do programa Mulheres do Rio, das Casas da Mulher Carioca e das Salas Mulher Cidadã, promovidos pela Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher. Na cerimônia realizada no Espaço Hall, em Jacarepaguá, as formandas receberam os certificados de conclusão de cursos em diferentes modalidades, entre as quais eletricista predial, programação em PHP, soldador mecânico, assistente administrativo, inglês, cuidadora de idosos, trancista, design de sobrancelhas.

– Hoje é o início de uma nova fase na vida de vocês, acreditem e tenham esperança. Sai todo mundo daqui com um certificado, não é fácil chegar lá, abrir mão de certas coisas ou enfrentar barreiras. As mães são o melhor exemplo disso. Mas dá para compatibilizar e dividir as responsabilidades com os homens nas tarefas que sempre foram consideradas de mulher. Vocês podem ser aquilo que quiserem. Saiam daqui orgulhosas, parabéns a vocês, conquistem o mundo – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

As formandas também poderão participar da capacitação da L’Óreal Paris, o Stand Up Contra o Assédio, programa que ensina como reagir de forma adequada diante de situações de assédio sexual em espaços público. A formatura contou com a presença dos parceiros Senac RJ, Firjan, Senai, Abraço Cultural, além do Instituto Yduqs que, em parceria com a universidade Estácio, sorteou 150 cursos livres, uma bolsa de estudos para curso técnico de nível médio e um para graduação.

– A nossa formatura representa uma transformação na vida de mais de quatro mil mulheres. Isso nos faz ter a certeza de que o melhor caminho a ser seguido é aquele onde as mulheres têm acesso a oportunidades e dignidade. Afinal, uma mulher com oportunidade pode mudar o mundo – destacou a secretária da Mulher, Lidiane de Paula.

A Secretaria da Mulher já capacitou mais de 200 mil mulheres desde 2021, nos cursos das Casas da Mulher Carioca, do programa Mulheres do Rio, e de instituições parceiras. As cinco Casas da Mulher Carioca, localizadas nas Zonas Norte e Oeste, são espaços de promoção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Além de cursos e oficinas para capacitação, essas unidades oferecem orientação jurídica, atendimento psicológico e serviço social. O programa Mulheres do Rio atua no eixo da autonomia econômica para as mulheres cariocas a partir de capacitação profissional, visando impulsionar a empregabilidade feminina em todo o município do Rio de Janeiro.

A Secretaria tem previsão de abrir novas inscrições para cursos de capacitação até agosto deste ano, e segue com vagas abertas ao longo do ano para oficinas, rodas de conversa e capacitações de curta duração nas Salas Mulher Cidadã. Ao todo, são 10 Salas em comunidades nas Zonas Norte, Oeste e na Gamboa, com o objetivo de promover o empoderamento, a cidadania e estimular o pertencimento territorial das mulheres cariocas.

Marcações: aluna curso gratuito formatura mulher Prefeitura do Rio