Sede da Prefeitura recebe a Feira Multicultural Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais, nesta quinta – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

maio 7, 2024 0 Por Reis. Hugo

Feira Multicultural Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais acontece nesta quinta-feira (9/5), na sede da Prefeitura – Prefeitura do Rio

A edição de maio da Feira Multicultural Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais acontece nesta quinta-feira (9/5), na sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, das 9h às 17h. O evento terá 20 barracas com empreendedores de diversas nacionalidades, como Angola, Argentina, Colômbia, Congo, Chile, Haiti, México, Síria, Senegal e Venezuela, e que residem na cidade.

Variedade de produtos e comidas de diversos países do mundo são atrativos do evento. Roupas, objetos de decoração e acessórios, como bolsas e carteiras, e peças em artesanato, como bijuterias em trançados, peças em aço e também com pedras naturais e macramê são disponibilizados no evento. A barraca Elikya (Esperança), de Angola, disponibiliza bandeiras de todas as nacionalidades e tecidos africanos com suas belas estampas.

Secretário Especial de Cidadania, Leandro Pereira ressalta a importância do evento para ampliar a integração e as oportunidades profissionais para essa população de imigrantes e refugiados.

– A feira é um espaço de troca cultural e uma grande vitrine para esses empreendedores, com produtos de diversos países, e que vivem em nosso município – afirma o secretário.

Uma das novidades desta edição, será a barraca do CRAI (Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante), a Mundo Multicultural, reunindo delícias como italiano completo (Chile), alfajor e brownies (Argentina), quibe (Síria), torta de maçã (Alemanha), empanadas (Rússia) e lanches da Ucrânia.

Entre os produtos que já viraram tradição na feira, destaque para a gastronomia, que vai dos pratos típicos do Congo, servidos pelo chef Kimberly à arepa venezuelana, com massa à base de farinha de milho e recheios variados. O patacon colombiano, espécie de panqueca com massa à base de banana e recheios de carne ou frango. Integram também esse cardápio de delícias os doces da venezuelana Catalina e os árabes da Safita Doces. No quesito bebida, um dos diferenciais é o mangachu, típica do Congo, à base de gengibre.

Categoria:

  • 7 de maio de 2024
  • Marcações: artesanato Cass Cidadania empreendedorismo social Feira Multicultural Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais Gastronomia