Helicóptero Águia socorre bebê e idosa infartada no Rio Grande do Sul

maio 10, 2024 0 Por Reis. Hugo





Em uma semana de apoio nas enchentes do estado gaúcho, mais de mil pessoas foram resgatadas; cães são enviados para auxílio nas ações



O helicóptero Águia 33 transportou na quinta-feira (9) um bebê de cinco meses com pneumonia do hospital regional de Tramandaí para a UTI pediátrica em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul. Ainda realizou a remoção aeromédica de uma idosa com infarto agudo do miocárdio, de Guaíba para Santa Casa, em Porto Alegre.

Nas duas ocorrências, o uso do Águia 33 foi essencial por possuir a UTI aeromédica. No caso do bebê de cinco meses, que tem pneumonia, ele precisou ser removido de um hospital para o outro, com aparelhos para respiração. Já a idosa, com infarto agudo do miocárdio com bloqueio atrioventricular total, foi transferida do hospital regional de Guaíba para a Santa Casa em Porto Alegre para tratamento terapêutico em hospital de referência, com hemodinâmica e terapia intensiva.

As Forças de Segurança do Estado de São Paulo continuam a enviar reforços para ajudar nos resgates das enchentes que atingem o estado gaúcho. Cães foram enviados e já têm mostrado grande relevância na ajuda de pessoas ilhadas.

Na quinta-feira completou-se uma semana que os reforços de São Paulo foram enviados. Somente na quinta de manhã mais de 700 kg de comida, 45 litros de combustível, 270 litros de água, 10 kg de medicamentos e fraldas e 45 kg de roupas foram entregues no estado.

Já o Águia 12 realizou voos de reconhecimento e reunião com o prefeito de Barra do Ribeiro para saber das necessidades do município.

Muitos lugares ainda estão ilhados e o helicóptero é o único meio de acesso.

Outros resgates

Desde o último sábado (4), as equipes contam com o reforço do Águia 33 da PM, uma aeronave que funciona como uma “UTI aérea” com equipamentos hospitalares e itens para realização de intervenções cirúrgicas.

A aeronave ajudou no transporte de uma criança de 10 anos em tratamento de câncer para um hospital em Porto Alegre. A ação ocorreu nesta terça-feira (7) na cidade de São Leopoldo, onde o paciente oncológico estava internado.

No total, mais de mil pessoas foram resgatadas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo até quarta-feira (8). A ação é realizada em conjunto com o Corpo de Bombeiros e o Comando de Aviação paulista.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap