Venezuelano vence a última prova do Pan de Ciclismo em São José

maio 26, 2024 0 Por Reis. Hugo

Sheila Faria


Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O ciclista Leangel Linarez, da Venezuela, foi o campeão da prova de resistência do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada, encerrado neste domingo (26) em São José dos Campos. Ele pedalou os 199 quilômetros do percurso da elite masculina em 4h17min48s68.

Red Walters, de Granada, ganhou a medalha de prata, seguido pelo colombiano Wilmar Paredes, que ficou com o bronze. Ambos fizeram o tempo de 4h17min51s47, com a definição de pódio pelo photo finish. O melhor brasileiro foi Kleber Ramos, de Pindamonhangaba, que chegou em oitavo lugar.

No quadro de medalhas, o Brasil terminou em segundo lugar, com 2 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze, atrás da Colômbia (4 ouros, 2 pratas e 3 bronzes) e à frente dos Estados Unidos (2 ouros e 1 prata). A competição reuniu 357 ciclistas de 31 países e foi o último evento da modalidade no continente antes dos Jogos Olímpicos de Paris.

Disputa acirrada no pelotão da reta final | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

A prova que fechou o Pan em São José dos Campos ocorreu debaixo de muita chuva e com temperatura baixa. Ao longo da corrida, aconteceram alguns ataques e um grupo de quatro ciclistas ficou à frente do pelotão por um bom tempo. Na entrada na cidade, a definição ficou por conta do sprint.

“A corrida foi extremamente desafiadora, aconteceu uma longa fuga que começou logo na primeira metade da prova e só foi alcançada nos últimos quilômetros”, afirmou Leangel. “Quando o pelotão ficou compacto, busquei uma boa posição para o sprint final. Fiquei imensamente feliz com a vitória. Parabenizo a todos os envolvidos pela excelente organização do campeonato.”

Mesmo com chuva, público acompanhou a corrida | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

São José

“O próximo país que fizer o Pan-Americano de Ciclismo vai ter que se superar muito para chegar ao nível de São José dos Campos”, disse o presidente da Federação Paulista de Ciclismo, José Cláudio dos Santos. “Entregamos o melhor Pan-Americano de todos os tempos. Circuito excelente com saídas rápidas para estradas e sucesso de público. Estamos muito felizes.”

O Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada foi organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Paulista de Ciclismo, com supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo e apoio da Prefeitura de São José dos Campos e do Governo de São Paulo.

Os medalhistas: Red (prata), Leangel (ouro) e Wilmar (bronze) | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Resultados

Resistência masculino

  1. Leangel Linarez (VEN), 4h17’48″6
  2. Red Walters (GRN), 4h17min51s,47
  3. Wilmar Paredes (COL), 4h17’51s47

Medalhas

  1. Colômbia – 4 ouros, 2 pratas e 2 bronzes
  2. Brasil – 2 ouros, 1 prata e 2 bronzes
  3. Estados Unidos – 2 ouros e 1 prata
  4. Chile – 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes
  5. Venezuela – 1 ouro


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida