Biblioteca Isaias Paim incentiva leitura infantil com projeto de troca de livros – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul
julho 18, 2024A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, em Campo Grande, está promovendo o projeto Troca Book Infantil. Trata-se de uma oportunidade de trocar um livro por outro, incentivando o hábito da leitura.
Dois expositores com acervo de livros dos mais variados gêneros são disponibilizados pelo Troca Book, permitindo que as pessoas tenham acesso a esses livros por meio da troca, de forma gratuita. O projeto para livros adultos teve início no dia 15 de abril e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 13h.
Seguindo a mesma proposta da versão adulta, a versão infantil do Troca Book é explicada pelo coordenador da Biblioteca Isaias Paim, Aparecido Melchíades. “A proposta é a mesma, só que voltada para o público infantil. Nós recebemos algumas doações de livros infantis e conseguimos montar este Troca Book infantil. Acho que o espaço ficou bem legal, conseguimos colocar uma quantidade de livros maior do que esperávamos. A ideia é que a criança venha, troque o seu livro e leve um novo daqui”.
A ideia surgiu com o objetivo de atrair o público infantil para a biblioteca durante o período de férias escolares. “Inicialmente, foi para aproveitar as férias escolares, mas se a demanda for maior, vamos prolongar o projeto. A ideia do Troca Book é trazer mais pessoas para a biblioteca sem a necessidade de cadastramento ou formalidades. Queremos democratizar o acesso aos livros, quanto mais livros circularem, melhor”, esclarece Aparecido.
Crianças são muito bem-vindas na Biblioteca Isaias Paim. Há um espaço infantil que sempre atrai visitantes jovens. Neste sábado, o projeto Férias na Biblioteca espera atrair um público infantil significativo, com grandes expectativas.
Promover um acesso democrático aos livros e, ao mesmo tempo, fomentar e incentivar o gosto pela leitura. Esse é o objetivo do projeto Troca Book, que visa disseminar uma rede que possibilite a circulação de obras literárias, alcançando um público diverso que, em sua maioria, não tem o hábito da leitura, mas que pode ser incentivado a experimentar essa nova prática.
A troca – O leitor, seja infantil ou adulto, deve realizar a troca deixando um livro, de qualquer gênero literário, no expositor e pode levar qualquer outro livro que esteja no expositor. Isso pode ser feito quantas vezes o leitor desejar.
A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim fica no andar térreo do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro, em Campo Grande.
Karina Lima, Comunicação Setesc
Fotos: Daniel Reino/Setesc