Prefeitura de Campo Grande é referência na aplicação do Programa de Integridade Municipal – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande é exemplo e reconhecida pela excelência na aplicação do Programa de Integridade Municipal (PIM), que visa exercer políticas preventivas de detecção de fraudes e redução de riscos de desvios de conduta e corrupção. A Capital se destaca pela adesão ao programa em 2023, juntamente com outras 11 prefeituras, e já está na fase de implementação de planos de ação com uso de programas consistentes, após o período de mapeamento e capacitação de servidores.

O PIM é gerido por uma Rede de Controle Técnica composta por profissionais que atuam nos Tribunais de Contas de Mato Grosso do Sul e da União, Ministério Público, Controladoria Geral do Estado-MS, Controladoria-Geral da União e Controladoria Geral do Município. O objetivo do PIM é oferecer aos gestores os dispositivos necessários para identificar pontos frágeis presentes na administração a fim de que sejam corrigidos antes que esses riscos se materializem. Para isso, o uso de ferramentas de modernização, softwares, capacitação, estruturação e planos de ação são determinantes nas quatro etapas de implantação.

O Decreto Estadual nº 15.222, de 7 de maio de 2019, criou o Programa MS de Integridade PMSI, atualmente na fase final de implantação nos órgãos estaduais, voltado à prevenção dos riscos de integridade nos órgãos do Poder Executivo do MS. Com base nos resultados positivos no âmbito estadual, a Rede de Controle decidiu convidar as prefeituras e Campo Grande aderiu.

O PIM é realizado em quatro etapas. A primeira diz respeito à sensibilização e capacitação, onde toda a administração deve estar envolvida. Nesse estágio, Campo Grande ofereceu aos servidores ligados ao controle interno da administração municipal, os cursos de Planejamento e Gestão de Integridade e Riscos Corporativos. A segunda etapa diz respeito aos processos estruturantes e implementações de decretos que permitam respaldo legal ao município para o desempenho do PIM. Nessa etapa, os gestores são fundamentais, pois precisam estar integrados aos processos de transparência e aplicar o código de ética da gestão com efetividade, gerando uma cultura de ética no ambiente de trabalho.

A terceira etapa é a fase do PIM, na prática, onde o Executivo indica os macroprocessos para realizar um mapeamento de risco para prevenir possíveis fraudes. Esse processo inclui o olhar atento a causas e fatores, documentos, riscos e consequências. Depois, é identificado o controle necessário para extinguir o risco, o gestor aponta a solução em um plano de ação e envia relatório ao TCU. Por fim, o TCU estabelece um prazo para essas ações. A quarta e última etapa do PIM se dá pela implementação do plano de ação pelo Executivo em todas as secretarias.

O coordenador do projeto Programa MS de Integridade (PMSI), João Francisco Arcoverde Lopez, destaca que a adesão da Capital é fundamental para incentivar outras prefeituras do Estado. Também participam do PIM as cidades de Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bodoquena, Corumbá, Coxim, Dourados, Eldorado, Ponta Porã, Terenos e Três Lagoas.

“Campo Grande tem uma estrutura enorme e, a partir do momento que desenvolve a gestão nesse ambiente de integridade, ela começa a ser uma formadora de opinião para as demais prefeituras. Tanto, que a Controladoria Geral do Município designou dois profissionais da equipe para fazerem parte da nossa coordenação de integridade. Então, temos dois papéis, o de auxiliar a rede de controle a implementar o programa para todas as 12 prefeituras e também de reverberar o conteúdo para dentro da própria Capital”, diz o coordenador Arcoverde.

O Controlador Geral do Município, João Batista Pereira Junior, enfatiza que todo o fator de risco vai depender da atitude do gestor em agir após a identificação. E Campo Grande decola com as diretrizes de governança com programas de controle. Um grande exemplo é a implantação do sistema de software que utiliza inteligência artificial, chamado “Revela Gov – Monitoramento de Integridade para o Setor Público”.

A ferramenta permite que o controlador realize monitoramentos de controle interno e externo, garantindo a autenticidade dos dados e transparência em questão de segundos. A aplicação foi tão positiva que a Capital concorre ao 11º Prêmio Latam Digital 2023/2024 nas categorias de “Melhor Projeto de Automatização Inteligente – IAG” e “Melhor Projeto em Inovação e Aplicações”.

“A CGM aderiu a esse sistema para trabalhar em prol da população. O PIM vem corroborar com o nosso programa que usa a IA que já está em andamento. A cidade é a primeira e a única capital do Brasil a adotar um modelo de gestão e governança municipal que realiza monitoramento preditivo, preventivo, concomitante e posterior por meio de inteligência artificial, durante 24 horas por dia. Então, temos esse controle todos os dias do ano em 100% de seus contratos, pagamentos, empenhos, grupo societários, e outras ações que visam a eficiência, eficácia, efetividade, economicidade e ética.”

“Com o programa de integridade, a gente incentiva que os municípios implementem a rede de controle. Para que o gestor se sinta seguro na tomada de decisão, é necessário que todo o processo tenha sido feito com mecanismos de integridade pela efetividade. E quando ele edita um decreto, nesse sentido, também está passando uma mensagem para a sociedade e para os próprios servidores, de que esse é o tom que ele espera”, destaca o secretário da Rede, Mario Junior Bertuol, do Tribunal de Contas da União.

Tudo isso gera segurança aos prefeitos, secretários e servidores que estão inseridos em uma cultura da ética e da incorruptibilidade.A perspectiva é que o PIM tenha uma evolução cíclica e integrada de forma perene.

Outro integrante da rede, o secretário-adjunto Reinaldo Cano, explica que a Coordenadoria se reúne todas as terças-feiras, em reunião híbrida com as 12 prefeituras participantes, para tirar dúvidas, falar sobre as etapas do programa e orientar os gestores. O formato presencial e online permite que os municípios estejam engajados ainda mais com a agenda de prevenção à corrupção e integridade.

A prefeita Adriane Lopes destaca que a integridade é um braço de todas as ações pertinentes à gestão pública. “A integridade, a ética, o zelo com mapeamentos; a adesão a programas como o PIM e a implantação de tecnologias que fortaleçam as varreduras são responsáveis pelo combate a corrupção e trazem credibilidade ao público. Além disso, reflete diretamente nas entregas e qualidade do serviço público que chega até a ponta, o cidadão”.

“A adesão de Campo Grande ao PIM, juntamente com outras ferramentas de controle, corrobora com aquilo que a sociedade quer, que é uma administração sem corrupção, transparente e moderna. A Capital já carrega esse atestado de integridade para todos os programas implementados e hoje é exemplo para todos os municípios”, finaliza o Controlador, João Batista Pereira Júnior.

 

 

 

#pratodosverem A matéria possui cinco imagens. A foto de capa é da fachada da Prefeitura de Campo Grande. A primeira foto interna é dos integrantes da Rede de Controle durante reunião no TCU. Eles aparecem sentados entorno de uma mesa com um baner do PIM numa tela de TV ao fundo. Na imagem aparecem ao lado esquerdo, Mario Bertuol, João Batista e Reinaldo Cano. A direita está a assessora Elizabeth Menezes e João Arcoverde. A segunda foto é de João Arcoverde em momento de entrevista. A terceira e a quarta foto mostra o trio já citado: Mario Bertuol, João Batista e Reinaldo Cano.

 

Fotos internas: Roberto Ajala

Região do Parque Interlagos recebe Prefeitura Mais Perto de Você

Henrique Macedo


Secretaria de Governança

Moradores do Parque Interlagos e adjacências, na região sul, receberam neste sábado (27) os serviços da Prefeitura de São José dos Campos. 

A 18ª edição do programa Prefeitura Mais Perto de Você aconteceu na Emefi Ruth Nunes da Trindade, onde os munícipes puderam resolver pendências, se inscrever em vários programas e obter orientações sobre diversos assuntos.

Cuidados com a dengue

O teatro “Xô Dengue”, uma ação promovida pelo Núcleo de Informação, Educação e Comunicação, da Vigilância Entomológica e Zoonoses da Prefeitura, orientou a criançada sobre os cuidados contra o mosquito da dengue.

Valentina Dutra, 10 anos, moradora do Interlagos, acompanhou atenta a encenação. “Eu aprendi que precisamos tomar cuidado com o mosquito que transmite a dengue. Não podemos deixar nada jogado no quintal, recolher o lixo que for reciclável”, afirmou.

Pendências resolvidas

Antonio Neris, que trabalha com administração de condomínios, foi atendido na Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças e resolveu as pendências.

“Faltava pagar uma parcela do IPTU do ano passado e desse ano não veio. Consegui resolver tudo. Isso aqui facilita muito, é uma mão na roda”, disse.

“Vim renovar a carteirinha do SUS e tirar a carteirinha do ônibus. Consegui tudo, muito fácil”, aprovou José Elias, mestre de obras.

Vacinação

Ana Elice da Silva, moradora do Interlagos, levou sua gatinha para vacinar. Ela aprovou o atendimento.

“Eu trouxe a Pluma para vacinar, ela tem dois anos. Achei uma maravilha, mostra que a Prefeitura se importa e está cuidando, não só do nosso bem estar, como dos nossos pets também”. 

O programa

O programa, agora em sua 18ª edição, foi criado para facilitar o acesso aos serviços públicos e fornecer mais informações à população, proporcionando aos joseenses a comodidade de ter serviços essenciais à disposição bem próximos de suas residências, eliminando a necessidade de grandes deslocamentos.

Principais Serviços

  • Inscrição no Programa Habitacional
  • Parcelamento de débitos municipais
  • Vacinação antirrábica para cães e gatos
  • Orientações sobre prevenção à dengue
  • Cadastro Único (atualização e novo cadastro)
  • Acesso a vagas de emprego do PAT
  • Fiscalização de áreas particulares com acúmulo de lixo e entulho
  • Orientação e encaminhamento sobre habite-se
  • Solicitação de poda e supressão de árvores
  • Emissão do cartão de ônibus
  • Atendimento das concessionárias de água e luz
  • Informações sobre coleta de lixo e varrição
  • Orientações sobre cursos técnicos do Cephas e vagas em escolas municipais
  • Inscrições para aulas nas unidades esportivas
  • Plantão de dúvidas para os editais de cultura

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Governança

Internacional x Atlético-GO ONDE ASSISTIR AO VIVO, ESCALAÇÕES E PALPITES, BRASILEIRÃO 2024 SÉRIE A, HOJE (28/04)

A partida entre Internacional x Atlético-GO é válida pelo  Brasileirão da série A DE 2024, também chamado de Betano Brasileiro. A bola rola hoje  (28/04) às 20:30 HS (horário de Brasília).  Assim, a partida tem internavional como o mandante da partida e quer buscar a vitória sobre seus domínios. A Série A COMEÇOU em ABRIL e deve terminar apenas em Dezembro de 2024.

Entretanto, a transmissão das partidas da Série A do Brasileirão serão, a princípio, transmitidas, todas elas pelo Grupo Globo, e, este ano, A Furacão TV e a CAZÉ TV também vão transmitir jogos do Athlético Paranaense. 

PRÉ-JOGO/ NARRAÇÃO – AO VIVO AQUI

Internacional x Atlético-GO: onde assistir, escalações e arbitragem

Neste domingo, dia 28 de abril de 2024, o Internacional enfrentará o Atlético-GO pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O embate acontecerá no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, às 20h (horário de Brasília) por https://dfsports.com.br .

Onde assistir:

A partida será transmitida pelo SporTV e pelo Premiere a partir das 20h (horário de Brasília).

Desempenho das equipes:
O Internacional vem de duas vitórias consecutivas nas primeiras rodadas do Brasileirão, porém, sofreu sua primeira derrota na última rodada. Já o Atlético-GO ainda não pontuou na competição, acumulando três derrotas por https://carosamigos.com.br.

Escalações prováveis:

– **Internacional:** Rochet; Bustos, Vitão, Mercado, Renê; Thiago Maia (Fernando), Mauricio, Bruno Henrique, Gustavo Prado; Wesley, Borré. Técnico: Eduardo Coudet.
– **Atlético-GO:** Ronaldo; Bruno Tubarão, Alix Vinicius, Adriano Martins, Guilherme Romão; Rhaldney, Roni, Maguinho, Sahylon, Luiz Fernando; Emiliano Rodríguez. Técnico: Fernando Seabra.

**Arbitragem:**
– **Árbitro:** Edina Alves Batista (Fifa-SP)
– **Assistentes:** Neuza Inês Back (Fifa-SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa-SP)
– **VAR:** Daiane Muniz (Fifa-SP)

Esse confronto promete muitas emoções, com o Internacional buscando se recuperar da última derrota e o Atlético-GO tentando conquistar seus primeiros pontos no campeonato.

 

Confira a classificação do Campeonato aqui no MRNews

 

TAGS

Vasco, Cruzeiro e Grêmio, e Bahia  Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras . Athlético-PR, São Paulo, CorinthiansBotafogo e  RB Bragantino,

Currículos de Referência dos cursos técnicos: participe da consulta pública – IFSP

Comunidade pode contribuir com minutas dos Currículos de Referência dos cursos técnicos

A Pró-reitoria de Ensino (PRE), por meio da sua Diretoria de Educação Básica (Dieb) abriu processo de consulta pública para os cursos técnicos do IFSP. Para participar, basta acessar e preencher o formulário de cada curso/forma de oferta.

Para auxiliar a comunidade no processo de consulta, a Dieb disponibilizou uma série de materiais referentes ao processo, como um todo, além das minutas de cada curso em suas diferentes formas de oferta.

Em “Perguntas Frequentes”, estão listadas cerca de 60 perguntas e respostas sobre diferentes fases do processo dos currículos de referência da Educação Básica, subsidiado, desde o seu início, por um conjunto de “Legislações, editais e documentos”, também disponibilizados à comunidade.

O “Caderno Orientativo I” reúne um histórico do processo, junto à “linha do tempo”, além dos Documentos Base I e II, que fundamentam as atividades das comissões para elaboração e implementação de Projetos Pedagógicos de Cursos da Educação Básica (CEICs) e dos Grupos de Trabalho (GTs). O “Parecer do NEABI” apresenta reflexões do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas sobre as versões preliminares dos perfis de egresso e objetivos dos cursos e os “Relatórios dos Assessores Técnicos em Educação” apresentam o resultado do trabalho das diferentes equipes de docentes do IFSP sobre os conhecimentos essenciais e potencialmente integradores indicados pelas CEICs entre fevereiro e abril de 2020. Por fim, os “Textos de Apoio e Orientação para a Consulta” discutem o processo de elaboração de cada um dos itens sob consulta, fornecendo orientações para a contribuição a cada um deles.

A participação pode ser individual ou coletiva. Se coletiva, as discussões poderão resultar em uma resposta única e o questionário abrirá a opção para essa escolha.  O memorial descritivo e a documentação de cada Currículo de Referência ficarão disponíveis para consulta em pastas do Drive IFSP. O prazo para preenchimento dos formulários é de 21 dias .

Para conhecer um pouco do processo, na totalidade, assista ao vídeo disponível aqui. 

Para consultar os currículos de referência já aprovados no IFSP, acesse a aba “Ensino” do site oficial ou clique aqui.

GTs e Cursos de Oferta Única ou Dupla – Integrados e concomitantes ou subsequentes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Prazo do exame toxicológico termina dia 30; quem não conduz veículo de categoria alta pode pedir rebaixamento de CNH

Motoristas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D e E que não renovarem o exame toxicológico dentro do cronograma estabelecido pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), serão autuados a partir de 1° de maio, pelos agentes da autoridade de trânsito dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais. Conforme o artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a penalidade da infração é multa no valor de  R$ 1.467,35 e sete pontos na carteira nacional de habilitação (CNH).

Uma alternativa para quem não conduz veículo que exija habilitação C, D ou E, é o rebaixamento de categoria, que custa a partir de R$343,51, dependendo da validade da CNH ou se o condutor pretende exercer atividade remunerada na categoria A ou AB. 

“Esse condutor que possui a sua CNH na categoria C, D ou E, e por algum motivo não atua como motorista profissional, precisa agendar atendimento na agência do Detran-MS, onde irá preencher um requerimento para solicitar o rebaixamento de categoria. Com esse pedido, o Detran registra uma ocorrência para controle e automaticamente marca na base local a categoria rebaixada para que ele abra um processo de renovação nessa categoria. Com isso, ele passará pelo exame médico e ou psicológico e médico, sendo avaliado na categoria solicitada, para emissão da CNH. O rebaixamento somente é efetivado no sistema nacional, após a emissão da nova CNH”, explicou o gerente de habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira.

A Secretaria Nacional de Trânsito reforça que os condutores que não regularizarem a situação, receberão multa mesmo que não exerçam atividade remunerada. Desde 2016, é obrigatório o exame toxicológico na obtenção e renovação das categorias C, D e E. Assim como, a cada 2 anos e 6 meses, independente se o condutor exerce atividade remunerada ou não.

Dados do Senatran apontam que 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E ainda estão em situação irregular em todo o Brasil. Levantamento do dia 25 de abril, mostra que na região Centro-Oeste, 328.937 condutores seguem com os exames pendentes, sendo 61,517 em Mato Grosso do Sul.

O prazo para o primeiro grupo de motoristas profissionais com vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre janeiro e junho, terminou em 31 de março. Já o segundo grupo, que trata dos condutores com vencimento da habilitação entre julho e dezembro, deverá realizar o exame toxicológico dentro do prazo legal previsto para 30 de abril.

Novo sistema de consulta

Para auxiliar os motoristas, a Secretaria Nacional de Trânsito criou uma página online que permite consultar necessidade ou não de realizar exame.

A poucos dias do fim do prazo para realização do exame toxicológico, na próxima terça-feira (30), a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) voltou a notificar esta semana, via Carteira Digital de Trânsito (CDT), os condutores das categorias C, D e E que ainda não regularizaram a situação. Além disso, a Senatran criou uma página na qual os motoristas podem consultar de maneira simples, se precisam ou não fazer o teste. Confira aqui.

Para saber se é necessário ou não fazer o exame toxicológico basta acessar a página e seguir os seguintes passos:
• Informar CPF, data de nascimento e data de validade da Carteira Nacional de Habilitação nos espaços informados;
• Clicar no botão “Prosseguir”;
• Imediatamente, o usuário será conduzido a uma das telas abaixo, com detalhamento de prazos, vencimentos e alertas.

Telas que aparecem após consulta sobre exame toxicológico

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Rachid Waqued

Funjope realiza programação alusiva ao Dia Internacional da Dança

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) inicia, a partir do domingo (28), às 17h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, uma série de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Dança, lembrado em 29 de abril, e ao aniversário da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa. A programação inclui a 3ª Mostra de Dança de João Pessoa, com a participação de 15 escolas de dança e da Companhia de Dança de João Pessoa. A entrada é gratuita.

“Essa ação faz parte de um momento de celebração e de forte estímulo que damos à dança da cidade de João Pessoa. Quando nós criamos, em 2021, a nossa Companhia Municipal de Dança, foi exatamente com esse objetivo de dar maior visibilidade à arte da dança na cidade”, pontua o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Agora, segundo ele, é o momento de comemorar conquistas da Companhia, mas, sobretudo, de agregar valor aos estúdios de dança, às escolas de dança que existem na cidade e que, muitas vezes, o poder municipal não acolhia. “Nós vamos comemorar o Dia da Dança com essas escolas, facilitando apresentações para seus alunos, mas, sobretudo, mostrando a força e a vitalidade que tem a nossa Companhia Municipal de Dança”, diz.

E acrescenta: “Nós estamos também levando a dança para os polos, democratizando todo o trabalho da Companhia Municipal de Dança, como o próprio conceito, a linguagem da dança nas comunidades, nos bairros, nos polos com os quais nós trabalhamos”.

A programação deste domingo (28) conta com uma aula de ballet clássico, para os grupos que vão se apresentar, com o renomado bailarino Luzemberg Santana, a partir das 17h. Ele já participou de grandes companhias de dança internacionais e hoje compõe a equipe da Funjope.

Stella Paula Carvalho, que coordena a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, comemora: “Quando realizamos um sonho, ele tem que ser comemorado sempre. Desde a criação da Companhia, temos uma super gratidão ao prefeito Cícero Lucena, a Tathiana Rangel – idealizadora do projeto, a Marcus Alves e a Antônio Alcântara e, ao mesmo tempo, uma necessidade de retribuir esse grande presente para a dança de João Pessoa”, afirma.

A coordenadora diz que a Companhia de Dança se apresenta em vários eventos, tornando essa arte mais acessível a cada dia, mas nunca fez uma Gala em um teatro para presentear o público em geral. “Agora, surgiu essa oportunidade e estamos preparando uma noite linda, mostrando um resumo do trabalho da Companhia nesses três anos. Vai ser lindo”, promete.

Ela conta que os bailarinos e bailarinas vão apresentar um número do coreógrafo Marcelo Pereira, que atualmente mora na Suíça. “Vamos reunir a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, com 15 escolas de dança da rede privada para um super encontro em comemoração a esse dia tão importante”, destaca. A Companhia de Dança de João Pessoa vai apresentar quatro coreografias e irá intercalar com as coreografias das escolas participantes.

Entre os trabalhos que serão apresentados na mostra está o solo de repertório do bailarino Gabriel Morais, que conquistou o terceiro lugar no Festival de Dança de Joinville, em 2023, e a coreografia TempoRamor, do premiado bailarino Lucas Mendes, de São Paulo.

A comemoração do aniversário da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa vai contar com atividades entre os dias 4 e 10 de maio, envolvendo apresentações, aulas de ballet clássico, aulas de jazz, danças contemporâneas e danças urbanas.

Confira a programação completa

28/04 (domingo) – Teatro Paulo Pontes – Espaço Cultural – entrada gratuita
– Aula de ballet clássico com o professor Luzemberg Santana – 17h
– Apresentação de 15 escolas de dança de João Pessoa com participação especial da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa – 19h.

Programação aniversário Companhia de Dança

04/05 (sábado) – Apresentação na Estação Ciência, no projeto Estação Criança, com a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, em parceria com a Secretaria de Educação.

06/05 (segunda-feira) – Aula de ballet clássico iniciante, no Centro Cultural de Mangabeira, com a professora Denilce Regina, para o público de 8 a 14 anos – das 15h às 16h30

07/05 (terça-feira) – Aula de jazz na sala Roberto Cartaxo, Espaço Cultural, com Evana Arruda, para o público a partir de 12 anos, às 18h.

08/05 (quarta-feira) – Aula de dança contemporânea, no bairro Jardim Veneza, com o bailarino Geovan Conceição – 15h.

09/05 (quinta-feira) – Aula de danças urbanas, no Busto de Tamandaré – com Jack Keysy – às 17h30.

10/05 (sexta-feira) – Teatro Paulo Pontes – Espaço Cultural
15h – formação de plateia com as escolas da rede pública municipal
19h – comemoração ao aniversário de três anos da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa – programação com vários estilos de dança e espetáculos apresentados nesses três anos.
*Todas as atividades são gratuitas.

Edição de maio do “MS ao Vivo” terá Toni Garrido e Gideão Dias, com Bibi do Cavaco – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A próxima edição do “MS ao Vivo”, no dia 12 de maio, vai ser de samba e música black, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. O cantor, compositor e multi-instrumentista Toni Garrido, subirá ao palco com a apresentação Baile Free.

O show de abertura será “Gideão Dias & Bibi do Cavaco – Irmãos na Fé e no Samba!”, a partir das 17 horas. A entrada é gratuita. O projeto é realizado pelo Governo do Estado, por meio da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), em parceria com o Sesc-MS (Serviço Social do Comércio).

Toni Garrido

Conhecido pelo seu extenso trabalho na banda Cidade Negra desde 1994, o cantor, compositor e multi-instrumentista Toni Garrido traz para o MS ao Vivo o show Baile Free. O projeto, lançado em novembro de 2022, celebra uma nova fase da sua carreira solo e seu repertório é marcado por canções inéditas, músicas de sua autoria e parcerias, como “Girassol”, “A Sombra da Maldade”, “Estrada” e “O Erê”, além de canções já interpretadas por ele, como “Solteiro no Rio de Janeiro”, “Palco”, “Lilás”, “Saideira”, “Pescador de Ilusões”, entre outros sucessos.

O novo trabalho representa uma virada de chave na carreira do artista, marcando sua estreia solo. Toni Garrido define o projeto “Baile Free” como um mix de música black com eletrônico. “O show é um bailão no qual eu toco de tudo que eu gosto: black music e um pouco de house e de música eletrônica. É um grito contra o preconceito ao mesmo tempo que é um grito pela liberdade musical e de tocar as coisas que eu gosto. Esse é um show para que todos pensem e repensem em nosso posicionamento em relação a vida e liberdade, porque nosso baile é free e vamos dançar juntos”, convida.

No Parque das Nações Indígenas, Garrido mostrará ao público a nova composição “Vai”, feita em parceria com Marcus Mosquette, George Israel e Gabriel Moura, e single do projeto Baile Free. Em sua letra, a música explora a confiança e a motivação para ser autêntico, independentemente de qualquer preconceito ou julgamento da sociedade. “Esse show é um baile sem preconceito, para todas as pessoas, todas as idades, todas as sexualidades, amores, possibilidades, religiões. A gente sabe que a música ritualiza a paz da gente e esse é o nosso objetivo. Vamos com tudo!”, completa Toni Garrido.

Gideão Dias

Cantor e compositor, Gideão Correa Dias é uma figura conhecida na boemia campo-grandense. Um nome que está sempre presente quando o assunto é samba. Paulistano, nascido no bairro da Pedreira, Zona Sul de São Paulo, o “Dinho” como era chamado na Viela da Paz, quando moleque apaixonou-se pelo pandeiro nas rodas de samba do grupo Katinguelê que se apresentava próximo à sua casa.

Sul-mato-grossense de coração, na adolescência se mudara para Campo Grande, cidade natal de sua mãe, trazendo nas veias o amor pelos batuques e as influências vividas na terra da garoa. Com 17 anos de idade, o jovem sambista deu seus primeiros passos profissionais como percussionista pelos grupos por onde passou. Aos 25, já atuando como cantor, surgem suas primeiras composições no período em que dá início ao trabalho solo.

Além de músico, Gideão é compositor e intérprete (Foto: Divulgação)

Em 2012, gravou seu primeiro CD autoral com participação dos cantores Fred Camacho e Almirzinho. Do repertório, três canções caíram no gosto da galera: “Só eu”, “Me leva” e “Safra boa”, que dá título ao disco.

Na companhia da sua esposa Waldirene e do seu filho Yuri, o cantor, no aconchego do seu lar, busca inspiração para criar seus projetos, cultivar o hábito de compor e, agora, dedicação total à produção do seu novo álbum, que contará com as participações de Dudu Nobre, Almirzinho, família Espíndola e outros amigos da cidade. Será um repertório de canções inéditas e regravações do CD.

Bibi do Cavaco

Bibi do Cavaco é sambista e compositor (Foto: Divulgação)

 Vladimir Benedito de Carvalho, mais conhecido como Bibi do Cavaco, começou sua carreira como músico em meados dos anos 1970, na escola de samba Unidos da Vila Carvalho. A partir daí, o então garoto teve sua iniciação musical, tocando todos os instrumentos de percussão da agremiação.

Em 1982, iniciou seu estudo de violão, interrompido em 1986, quando começou a tocar o instrumento que o projetou no cenário musical sul-mato-grossense: o cavaquinho. Como cavaquinhista, Bibi participou de grupos de samba de renome na época, como Mel na Boca, Nossa Cor. Ele também acompanhou artistas como o saudoso Moreira da Silva – o rei do samba de breque – em 1989, a grande pagodeira Jovelina Pérola Negra, os puxadores de samba enredo Dominguinhos do Estácio, Carlinhos de Pilares e Rixa, em shows por Campo Grande e São Paulo.

Ele fundou o grupo de samba e pagode Zuera, o primeiro a registrar um trabalho fonográfico em Mato Grosso do Sul. Participou também do Trio Pé de Moleque, Grupo Só Pra Descontrair, tocou com Tostão e Guarani, Lidiani Duailibi, Meire Rodrigues, Melissa Azevedo, Juci Ibanez, Michelle e Banda. Como compositor, tem músicas gravadas por artistas “prata da casa”: Juci Ibanez, Lidiani Duailibi, entre outros.

Atualmente, Bibi do Cavaco faz seu trabalho solo, resgatando o que há de melhor na música exportada brasileira: o chorinho e o samba raiz, acompanhado pelo grupo Pantachoro.

Karina Lima, Comunicação FCMS
Foto de destaque: Washington Possato/Divulgação

ASSISTIR Patrocinense x Água Santa e Portuguesa-RJ x Ipatinga AO VIVO COM IMAGENS Campeonato Brasileiro série D 2024, HOJE (27/04), PALPITES

A PARTIDA entre Patrocinense x Água Santa e Portuguesa-RJ x Ipatinga válida pelo  Brasileirão série D de 2024. A competição terá bola rolando HOJE (27/04) às 16 e 18:30 hs (horário de Brasília). O mandante da partida será o primeiro time de cada confronto que buscará a vitória em seus domínios e a jornada para alçar uma vaga na Série C de 2025.

Palpite Patrocinense 1 x 2 Água Santa

Breve

Palpite Portuguesa-RJ 1 x 0 Ipatinga

Transmissao so vivo e palpites Por https://ipatingafc.com.br

 

Onde assistir a série D 2024?

A aguardada Série D do Campeonato Brasileiro inicia neste sábado (27), porém, há incerteza quanto à transmissão dos jogos. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou ao Última Divisão que os direitos de imagem não foram vendidos, deixando os clubes livres para realizarem suas próprias transmissões, com os direitos pertencendo aos mandantes como descrito em https://seried.com.br.

É crucial compreender que, na Série D, os clubes cedem os direitos à CBF para negociação, conforme estabelecido no regulamento da competição, assinado por todos os clubes participantes. No entanto, até o momento, nenhum acordo foi alcançado entre a CBF e qualquer canal de transmissão.

Em março, Paulo Pimenta, Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, anunciou que a TV Brasil transmitiria a Série D. No entanto, a falta de um acordo formal entre a CBF e os canais de televisão levanta dúvidas sobre a disponibilidade da transmissão para os fãs de futebol em todo o país.

Enquanto não houver tal acordo, os clubes mandantes têm permissão para transmitir os jogos. Eles podem fazê-lo em seus próprios canais, porém, não estão autorizados a negociar esses direitos com outras mídias.

É provável que alguns jogos permaneçam sem transmissão, já que nem todos os clubes possuem a infraestrutura necessária para realizar as transmissões, especialmente diante dessa decisão de última hora. No entanto, estaremos acompanhando de perto essa situação e forneceremos atualizações através de nossas redes sociais.

SERIE D, dedicado e também no grupo Série D da MRNews.

Confira a seguir o regulamento, a tabela completa e a divisão de grupos.  Confira  os jogos de hoje

Prefeitura de Nova Iguaçu abre consulta pública do Programa Municipal de Educação Ambiental

Prefeitura de Nova Iguaçu abre consulta pública do Programa Municipal de Educação Ambiental




A Prefeitura de Nova Iguaçu convida a população para colaborar, por meio de consulta pública, no processo de elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA). A iniciativa pretende ampliar a participação social de toda a população e de setores interessados na discussão da educação ambiental, mobilizando a sociedade para apontar suas demandas e necessidades no âmbito municipal.

O projeto, gerido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM) e pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), visa a construção de atividades municipais de educação ambiental. O objetivo principal é promover mudanças para a melhoria do município com desenvolvimento sustentável, fortalecimento de redes de educação ambiental locais e conscientização e sensibilização da população para a conservação do meio ambiente.

Para Edgar Martins, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, esse é mais um passo importante na questão ambiental do município:

“A participação da população é de suma importância para o desenvolvimento do ProMEA. Escutar e ensinar aos munícipes é o primeiro passo para uma educação ambiental bem aplicada”.

Virginia Rocha, secretária municipal de Educação, também contou sobre a relevância do projeto.

“Fortalecer a educação ambiental através de um programa municipal com a mobilização das unidades escolares fomenta a cada dia mais as políticas públicas educacionais”, afirmou.

Para participar, basta clicar no link https://forms.office.com/r/xiZQkV3mqw. A consulta pública ficará disponível até o dia 11 de maio, e toda a população pode participar.

Acesse o Documento ProMEA.

Sair da versão mobile