Torneio de futmesa realizado pela Sejer reúne jovens de seis comunidades de João Pessoa
junho 8, 2024A manhã deste sábado (8) foi marcada por muito futmesa no Ginásio Neuza Gonçalves Brandão, no Bancários. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), promoveu a segunda edição do ‘Torneio das Comunidades’, que reuniu jovens de seis comunidades da Capital.
A competição reuniu 24 duplas com atletas de 12 a 17 anos, oriundos das comunidades do Muçumagro, Citex, Irmã Dulce, Vista Alegre, Rua da Mata e Jardim Itabaiana, que nesta etapa competiram entre si. Cada comunidade foi representada por quatro duplas e o campeão se credenciou para a disputa do título geral do torneio. A data e o local ainda serão definidos.
“O futmesa, apesar de não ser uma modalidade muito nova, hoje está na moda e os jovens estão entusiasmados com ela. Então, nós como secretaria, temos analisado esse crescimento e através desse torneio estamos fortalecendo a prática esportiva na cidade de João Pessoa”, destacou Kaio Márcio, secretário de Juventude, Esporte e Recreação.
Willams Batista, representante do bairro de Muçumagro, entrou em quadra buscando repetir o feito do ano passado, quando venceu a primeira fase e depois conseguiu conquistar o título na etapa final do ‘Torneio das Comunidades’. “Esse ano não estou jogando com a mesma dupla, mas a minha expectativa é fazer um bom torneio e tentar manter esse título lá no bairro do Muçumagro”, falou o jovem de 16 anos.
A modalidade – Para competir, basta uma mesa com uma rede e uma bola de futebol. O esporte mistura tênis de mesa, futebol e futevôlei e é jogado em esquema individual ou em duplas.
Cada jogador ou dupla se posiciona de cada lado da mesa e o objetivo é fazer com que o adversário não seja capaz de devolver a bola. São três toques para cada lado, com os mesmos membros usados no futebol e no futevôlei: cabeça, ombro, coxa, peito e pé. Não se pode tocar nem na bola nem na mesa com mãos e braços, mas pode subir na mesa com os pés.