A faculdade a distância ou faculdade Ead é um tipo de educação disponibilizada no modo não-presencial, no qual o aluno desenvolve boa parte das atividades de forma online, ou seja, assiste vídeo aulas e faz trabalhos, todos feitos e encaminhados através da internet. Os encontros presenciais são esporádicos e agendados previamente.

Atualmente tem crescido o número de faculdades a distância no país, e esse crescimento é fruto da forte demanda por esta modalidade de ensino. Segundo dados apresentados pelo Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), atualmente temos mais de 1,3 milhões de estudantes matriculados em faculdades a distância, o que totaliza 17,14% do total de alunos matriculados no ensino superior no Brasil.

Se você está a procura de bons motivos para fazer uma faculdade a distância, confira neste artigo as principais motivações que fazem as pessoas optarem por esta modalidade de ensino e quais são as universidades mais conceituadas na modalidade Ead e seus métodos se seleção.

8 motivos para fazer uma faculdade a distância

Motivo 1: Permite que você mesmo faça o seu cronograma de estudos

Muitas pessoas tem dificuldade de acompanhar uma faculdade presencial, porque não conseguem conciliar seus horários livres com os horários das aulas dos cursos. Com a educação a distância, você recebe um prazo para realizar determinadas atividades e você mesmo se organiza dentro deste prazo, fazendo as atividades nos horários que tiver maior disponibilidade, sem falar que você fazer isso na comodidade da sua casa ou onde quiser.

Faculdade a distância

Motivo 2: Você aprende conforme o seu próprio ritmo

Diferentemente das faculdades presenciais, em que você deve seguir o planejamento e o ritmo do seu professor mediador, na educação a distância é você quem dita o ritmo da sua aprendizagem.

Como as aulas são geralmente gravadas em vídeo, você pode assistir a mesma aula inúmeras vezes e inclusive pausar em uma determinado tempo para realizar a atividade em outro momento.

Motivo 3: Os conteúdos ficam disponibilizados 24 horas para você conferir

Muitas faculdades a distância disponibilizam material impresso aos seus alunos, mas grande parte de seus conteúdos, ficam disponibilizados em suas plataformas digitais para acesso a qualquer momento.

Motivo 4: O custo para se fazer uma faculdade a distância é menor

As faculdades a distância costumam cobrar valores menores do que as faculdades presenciais, o que gera uma boa economia.

Além disso, é possível economizar em transporte e alimentação, já que você irá ao polo da sua faculdade a distância pouquíssimas vezes.

Motivo 5: Você pode cursar o que quiser sem precisar mudar de cidade

O problema de muitas faculdades presenciais é que as vezes o curso pretendido não tem em sua cidade. É nesse ponto que facilita fazer uma faculdade a distância, pois você não precisará mudar-se de cidade, tampouco desistir do tão sonhado diploma de curso superior.

Motivo 6: Atendimento online para tirar dúvidas

Grande parte das faculdades a distância possuem uma equipe de professores e tutores que ficam online em suas plataformas para tirar dúvidas e auxiliar os acadêmicos a qualquer momento.

Motivo 7: Mais tempo livre para estudo e lazer

Em virtude de você não precisar se deslocar todos os dias para o campi da sua faculdade, isso possibilita que você tenha mais tempo livre para se dedicar ao curso e também para o seu lazer.

Motivo 8: Reconhecimento pelo MEC

Outro bom motivo para se fazer uma faculdade a distância é que estas instituições são reconhecidas pelo MEC, o que faz com tenham a mesma validade dos presenciais.

Quais faculdades promovem cursos a distância?

Atualmente são mais de 1,2 mil faculdades de educação a distância presentes no Brasil e que são reconhecidas pelo MEC.

  • Você sabia que um das formas de ingresso das universidades é pelo enem? Inscreva-se aqui!
Os processos seletivos das faculdades a distância são similares aos feitos de forma presencial. Na maioria das vezes é feito um vestibular, ou se utiliza a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Outro processo seletivo bastante utilizado é o sistema do Prouni, que é uma forma de ganhar bolsa integral ou parcial do governo nas instituições privadas de ensino.

As principais faculdades à distância que possuem máximo conceito junto ao MEC, e que selecionam através de vestibular ou nota do Enem, são:

  1. Faculdade Estácio de Sá (UNESA);
  2. Universidade Anhanguera (ANHANGUERA);
  3. Universidade de Franca (UNIFRAN);
  4. Universidade Cidade São Paulo (UNICID);
  5. Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Conclusão

ConclusãoComo vimos, o sonho do diploma em um curso superior é totalmente possível atualmente. Já não dependemos apenas das instituições de educação superior na modalidade presencial. Podemos fazer o curso que almejarmos no nosso tempo, e dentro do nosso orçamento através das faculdades a distância.

Os processos seletivos das universidades a distância são semelhantes aos feitos pelas universidades presenciais e é possível, inclusive, utilizar a nota do Enem como substitutiva do vestibular nestas instituições.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *