Um concurso é basicamente um processo seletivo que possibilita que possamos acessar a cargos e empregos públicos no Brasil de maneira ampla e democrática. Em geral, os concursos públicos, por exemplo, são feitos para funções vitalícias, ou seja, sem a possibilidade de demissão. Embora também haja os concursos para temporários.

Em virtude dos concursos serem em grande parte vitalícios, milhares de pessoas se dedicam para essas provas em busca de melhores condições de trabalho. Prestar um concurso não é tarefa fácil, muitas avaliações são difíceis e exigem dedicação e estudo por parte do candidato.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre este método de seleção para empregos no Brasil, vantagens de ser um concursado e algumas dicas essenciais para aqueles candidatos que tem interesse em assumir uma função pública e ao mesmo tempo, precisam de orientações sobre como proceder de modo efetivo neste caso.

Vantagens de ser concursado

Sabemos que o mercado de trabalho brasileiro oferece uma série de possibilidades profissionais, porém a parte mais complicada é a crescente concorrência em todas as áreas.

É por isso que muitas pessoas objetivam conseguir um emprego estável e sem maior rotatividade, e é aí que um cargo público torna-se uma das mais cobiçadas opções.

Vantagens

Veja a seguir quais são as principais vantagens de ser um concurso atualmente no Brasil.

  • Todos as faixas etárias tem as mesmas chances: isso quer dizer que na carreira pública, ao prestarmos um concurso, não devemos nos preocupar se somos novos ou velhos demais para determinado cargo, o que poderia ser um problema em uma seleção de empresa privada. Um concurso para cargo público, avalia o desempenho do candidato na prova e a idade mínima é de 18 anos e máxima de 69.
  • Garantia de estabilidade: isso é algo que o concurso público pode lhe oferecer e nada pode lhe tirar, que é a estabilidade no emprego assumido. Um funcionário público só é exonerado de um cargo quando comete uma falta considerada grave, diferentemente das empresas privadas, que pode demitir seus funcionários por diversos fatores, inclusive para corte de gastos.
  • Bons salários: o que motiva ainda mais as pessoas a fazerem concursos é justamente a questão salarial. Cargos públicos costumam ser melhor remunerados e com acréscimos de outras vantagens.
  • Não precisa ter experiência: muitas empresas privadas exigem de seus candidatos experiência prévia na área. No caso dos concursos públicos, grande parte deles exige apenas que o candidato tenha a formação na área e tenha obtido um resultado satisfatório para assumir o cargo pretendido.

Quais as dificuldades para passar em um concurso público?

Primeiramente devemos ter em mente que os concursos público no Brasil são muito procurados e as vagas não são tão expressivas assim. Logo, é comum vermos centenas ou as vezes milhares de pessoas concorrendo a meia dúzia de vagas para um cargo público.

Concurso Público

Em função disso, a primeira grande dificuldade é a concorrência gigantesca, o que acaba exigindo grande esforço por parte do candidato para conseguir se destacar em meio à multidão. Isso quer dizer que, será preciso muito estudo e foco no objetivo para passar em um concurso público, ou seja, uma rotina de estudos produtiva e eficiente.

Para se obter êxito e passar em um concurso público entre os primeiros colocados, o candidato deve por em prática algumas ações. Para auxiliá-lo neste processo, preparamos algumas dicas que são essenciais para quem objetiva passar em um concurso.

Dica nº 1 – Planejamento

Estruturar um bom planejamento de estudos e ter disciplina e organização é fundamental no processo de estudos para um concurso público.

É preciso que o candidato tenha ciência do que deve estudar, conhecendo e ficando por dentro dos conteúdos programáticos presentes no edital do concurso objetivado.

Dica nº 2 – Saia da sua zona de conforto

Jamais fique na sua zona de conforto quando for estudar para um concurso público, ou seja, se deter apenas aos conteúdos e temas que mais lhe atraem e que você tem mais facilidade. É preciso dedicar-se aos conteúdos  estabelecidos pelo seu edital de modo equilibrado e enfatizando aqueles temas que são mais complexos e que possivelmente exigirão mais do candidato.

Dica nº 3 – Não espere o edital do seu concurso ser lançado para iniciar os estudos

Uma das maiores dificuldades que os candidatos enfrentam para estudar para concursos públicos é que em muitos casos, os editais são lançados e o período entre a inscrição e a aplicação da prova são muito curtos, dando pouco tempo de estudo ao candidato.

Em função disso, é muito importante que o candidato estude para a sua área de interesse, antes mesmo dos editais serem abertos, pois geralmente os conteúdos pragmáticos são similares e você pode aproveitar editais de anos anteriores.

Lembre-se que maior tempo de preparo se configura, logicamente, em melhor desempenho nas provas.

Conclusão

Você gostou das nossas dicas? Está pensando em prestar concurso público? O que acha de colocar em prática as nossas sugestões?

Vale lembrar que cada candidato ou estudante, costuma aprender de forma distinta, sob diferentes estímulos. É por isso que se faz importante testar diferentes métodos de estudos, a afim de identificar qual se enquadra melhor no seu perfil concurseiro. Vamos lá e boa sorte!

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *