Atualmente a competição por mercado de trabalho está cada vez mais acirrada, exigindo experiência e principalmente formação na área, o que destaca a importância da realização de cursos para melhor capacitação. Porém, nem todo mundo consegue acessá-los no modo presencial, por isso uma alternativa eficiente para aquisição de um bom currículo, é a adesão a cursos na modalidade à distância.

Um curso a distância funciona como um facilitador na vida de estudantes que anseiam por maior flexibilidade de tempo para poderem conciliar trabalho e estudo, e é por isso que essa modalidade de ensino vem para suprir essa demanda, além e ser mais barato do que as demais instituições privadas que oferecem cursos presenciais.

Confira no artigo de hoje um apanhado histórico sobre como surge o ensino a distância no Brasil e exemplos de instituições que você pode cursar, caso tenha interesse. Acompanhe!

O começo do cursos a distância

Os cursos a distância começaram no Brasil através de ensino por correspondência no ano de 1891. Porém, havia pouco incentivo governamental para ampliação deste método de curso na época.

Em uma primeira instância, estes cursos eram realizados através de encaminhamento de materiais impressos, que com o passar do tempo começaram a ser complementados com materiais em áudio e vídeo. Além disso, também começaram a haver transmissões de aulas via rádio e televisão.

No ano de 1923, criou-se no Brasil a Rádio Escola, com cursos auditivos, folhetos e esquemas de aulas. Em 1939 nós temos como exemplo a Rádio Técnico Monitor, a Universidade do Ar em 1947 com cursos à distância radiofônicos.

Outro curso à distância que ficou famoso foi o Telecurso, criado na década de 70, que trazia recursos mais avançados para a educação a distância, tais como as tecnologias de teleducação, satélite, livros e demais materiais impressos. Também houve o programa Salto para o Futuro no ano de 1991. Esse curso marca a formação da Ead no Brasil. Esse curso era baseado um programa de formação continuada e de aperfeiçoamento para professores e alunos de cursos de magistério.

No caso do ensino superior, nós temos a Universidade de Brasília (UnB) como a primeira instituição de curso superior a ofertar cursos na modalidade a distância. Inclusive, até os dias atuais nós temos o Centro de educação Aberta, Continuada, a Distância (CEAD, UnB). Tocando em termos legais de implementação da modalidade a distância, essa forma de educação é concretizada a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional criada em 1996.

  • Quer saber mais sobre cursos a distância? clique aqui!

Melhores instituições de Ensino a Distância

As instituições de ensino da distância atraem aqueles estudantes que necessitam de flexibilidade de tempo e ao mesmo tempo, um custo mais reduzidos nas mensalidades.

Ministério da Educação

No Brasil, existem inúmeras instituições de Ensino a Distância, porém nem todas são conceituadas e validadas pelo Ministério da Educação (MEC). Para que você possa acessar esta modalidade de ensino com qualidade e tendo a certeza da validação do seu curso, preparamos uma lista com as melhores instituições de ensino a distância. Assim você poderá escolher a que melhor se adequa as suas necessidade e demandas sem medo.

Lembrando que para avaliação das instituições superiores, seja na modalidade presencial ou a distância, o MEC utiliza como critério o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito da Instituição (CI). As notas são dadas de 1 a 5, e para uma instituição ser considerada de boa qualidade, esta deve adquirir no mínimo uma nota 3.

  • Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Essa instituição, através de sua Escola Brasileira de administração Pública e de Empresas (EBAPE) possui nota máxima junto ao MEC e está entre as melhores instituições que ofertam educação a distância.

  • Universidade Federal de Lavras (Ufla)

Todos os cursos disponibilizados a distância por esta universidade são bem conceituados pelo MEC, mas com especial destaque aos cursos de Pedagogia, Letras, Administração Pública e Filosofia.

Esta universidade também se destaca pela qualidade de seus materiais didáticos e sistema virtual para acesso dos estudantes.

  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Esta universidade é privada, mas com excelentes cursos, todos eles aprovados pelo MEC.

  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Nota 4 pelo MEC, esta universidade de ensino privado oferece um sistema de educação a distância eficiente e com material didático apropriado. A gama de cursos ofertados também é interessante. Vale a pena conferir.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos informações sobre como o ensino a distância evoluiu em nosso país e alguns exemplos de instituições públicas e privadas que se dedicam a esta modalidade de ensino.

Aproveite estas informações e escolha a universidade de ensino a distância que possua o seu curso de interesse que se enquadre dentro de suas expectativas como estudante.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *