O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada todos os anos pelo Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação do Brasil (MEC). Este exame foi criado no ano de 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da escolaridade básica em todo o território nacional.

Nos dias atuais, o Enem ainda segue sendo utilizado para fins de avaliação de desempenho de estudantes brasileiros, mas grande parte da população o conhece devido a sua função posteriormente definida, que é a de servir como porta de acesso ao ensino superior. A partir da nota obtida no Enem, os estudantes podem acessar à bolsas de estudo de programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Neste artigo, iremos orientar aos interessados em prestar a prova do Enem no ano de 2019, como funciona o acesso a página do participante e qual é o passo a passo para realização da inscrição, bem como detalhes sobre a forma de pagamento e demais instruções gerais, para ajudar o estudante durante o seu processo de inscrição. Confira!

Primeiro acesso (Página do Participante)

O Enem possui um sistema moderno de inscrição e acompanhamento para estudantes brasileiros. Com portal próprio, o Enem permite que milhares de estudantes acessem rapidamente e ao mesmo tempo, as informações sobre o seu processo avaliativo, realizem suas inscrições e possam acompanhar os resultados obtidos com a prova.

A seguir, apresentaremos como o estudante pode realizar o primeiro acesso ao portal do Enem através do Página do Participante, que nada mais é do que um espaço online para inscrição e acompanhamento do processo.

Lembrando que o acesso fica disponibilizado somente no período de inscrições, que este ano foram de 6 a 17 de maio. No espaço de acesso, o estudante deve informar os seus dados pessoais e criar um login e senha para acesso ao sistema.

Para realizar a inscrição, não existe muito mistério, basta acessar o site do Inep Enem (enem.inep.gov.br/pagina-de-inscricao/) e clicar em Página do Participante.

Feito isso, haverá uma página para preenchimento de dados, no qual o estudante deverá preencher, inserindo dados como: CPF, RG, e-mail, número de telefone ou celular, contestar se necessita de atendimento especializado no dia da prova, município onde reside e onde deseja realizar a prova do Enem e o idioma para responder as questões.

Quando tiver realizado todo o preenchimento, basta clicar em finalizar para conclusão de sua inscrição no Enem. Após essa parte, você receberá uma senha de acesso. Guarde bem ela, pois necessitará para acessos posteriores.

Formas de pagamento do Enem

Vale lembrar que a inscrição só é aprovada quando o estudante realiza o pagamento de sua inscrição dentro do tempo estipulado. Porém, se for estudante de 3º ano do ensino médio, este estará isento da taxa de inscrição.

Para gerar a taxa de inscrição, o estudante deve gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU cobrança) e o pagamento da mesma poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios, desde que obedecendo aos critérios presentes nestes correspondentes bancários.

  • O sistema do Enem não aceita pagamentos feitos após a data do pagamento, acarretando em eliminação do candidato.

Para impressão do boleto de pagamento, o candidato deverá, após o final de sua inscrição, observar que o próprio sistema gera a GRU, e a mesma deverá ser impressa para pagamento.

Como Imprimir boleto enem

A taxa cobrada no ano de 2019 foi de 68 reais, e quem precisar emitir uma segunda via, este deverá acessar o portal do Enem (http://enem.inep.gov.br/participante) e clicar em emissão de 2ª via.

Acompanhe a sua inscrição e boa prova!

Tanto a sua inscrição, quanto a prova do Enem são realizadas uma vez por ano em todo o território nacional. E como mostrado nos itens anteriores, a inscrição só poderá ser feita através do site do Inep Enem, ou seja, apenas via internet.

Durante o preenchimento dos seus dados cadastrais, tenha atenção para preencher corretamente todos os campos, colocando especial atenção nos itens que pedem município para realização de prova. Lembrando que dependendo do seu município, é possível que não haja local de prova, e nesse caso, você deverá se inscrever para o município mais próximo.

Acompanhar inscrição enem

Outro detalhe importante de se atentar é com relação ao idioma escolhido para realização de uma parte específica da prova do Enem, que é a de avaliação do desempenho do estudante em uma língua estrangeira, podendo ser inglês ou espanhol. Portanto, escolha a língua que você tenha maior domínio.

Feita a sua inscrição, não esqueça de acompanhar todas as notícias que surgirem e lembre-se que a prova será realizada nos dias 3 e 10 de novembro. Aguarde o recebimento do seu cartão de confirmação com data e local. Bons estudos e boa prova!

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *