IFSP realiza última audiência pública em Presidente Prudente – IFSP – Portal Institucional – JORNAL DE LIMEIRA

julho 20, 2023 Off Por Reis. Hugo

IFSP realiza última audiência pública em Presidente Prudente

Novo campus ofertará cursos FIC já a partir deste ano; IFSP recebeu a escritura da sede definitiva 

Compartilhar   WhatsApp    

Reitor do IFSP discursa durante a audiência pública

Foi realizada, na última terça-feira (18), na Câmara Municipal de Presidente Prudente, a terceira e última audiência para tratar da implantação do campus do Instituto Federal de São Paulo no município. Na oportunidade, foram definidos os eixos tecnológicos mais adequados aos arranjos produtivos locais e os cursos que serão ofertados na nova unidade. Além disso, o reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, e o prefeito Edson Tomazini formalizaram o recebimento/doação do terreno para a construção da sede definitiva do campus, no bairro Parque Imperial. 

Ficou definido que o campus ofertará cursos pertencentes a três eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia e Infraestrutura. De acordo com o diretor-geral José Roberto da Silva, ainda neste segundo semestre de 2023 o Campus Presidente Prudente inicia a oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). No início de 2024, terá início a primeira turma do Técnico Subsequente em Edificações. Em 2025 começam a ser ofertados os cursos técnicos integrados ao ensino médio: Agroindústria, Alimentos e Edificações. A partir da revisão do PDI, em 2025, serão inseridos mais um curso técnico integrado, um curso de licenciatura e dois cursos de tecnologia.  

O Campus Presidente Prudente recebeu autorização do Ministério da Educação para ser implantado no modelo de dimensionamento de cargos 40/26, ou seja, permite que o campus tenha até 40 docentes e 26 técnicos administrativos, chegando a 800 alunos matriculados em cursos regulares. A expectativa é que nos próximos anos o campus passe para o dimensionamento 70/36, podendo assim ampliar a oferta de cursos e vagas. 

População de Prudente participou ativamente do processo de implantação do campusA diretora adjunta educacional do Campus Presidente Prudente, Rosana Abbud Olivete, destacou que o processo de implantação da unidade do IFSP no município foi de fato participativo, no qual a população pôde opinar tanto nas três audiências públicas quanto por meio de formulário eletrônico. “Nós fizemos o levantamento de todos os dados educacionais, todos os cursos ofertados na cidade e fizemos esse contraponto para fazer a escolha dos cursos mais adequados para a população. Neste momento, o sentimento é de dever cumprido e de que foram feitas escolhas mais efetivas para atender às necessidades da população”, afirmou. 

O sentimento de Rosana é compartilhado pelo promotor de Justiça aposentado Luiz Antônio Miguel Ferreira, que atuou como membro da comissão do PDI para implantação do Campus Presidente Prudente; ele disse ter certeza de que o IFSP fará toda a diferença para a formação dos jovens no município e em seu entorno. “Há uma expectativa muito grande da população de Prudente e região. A gente tem a plena convicção de que muitos jovens vão ingressar no Instituto Federal.” 

Da esquerda para direita: Tabelião Selmo, Silmario Santos, vereador Wellington Bozo, prefeito Edson Tomazini, Jósé Roberto, Isabela Menezes e Rosana OliveteNo mês de maio, a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente promulgou a Lei nº 11.126/2023, que autorizou a doação de um terreno de aproximadamente 30 mil metros quadrados, no bairro Parque Imperial, para a construção definitiva do campus. Na última terça, o reitor Silmário Santos e o prefeito Edson Tomazini formalizaram a doação, e o IFSP recebeu a escritura do terreno. O reitor agradeceu o empenho de todos os que colaboraram para o processo de implantação do campus e afirmou que está trabalhando junto à Setec e ao Mec para conseguir os recursos para construir a sede definitiva o mais rapidamente possível.  

Até que as primeiras instalações estejam prontas, o Campus Presidente Prudente funcionará na antiga Escola Municipal Professora Nirma Jorge, no Bairro Aeroporto. 

Compartilhe isso:

Fonte: jornaldelimeira.com.br/2023/07/20/ifsp-realiza-ultima-audiencia-publica-em-presidente-prudente-ifsp-portal-institucional